HubHouse Automação Residencial Completa ■ Rede Wi-Fi Profissional ■ Sistema de Áudio e Vídeo ■ Energia Solar

Qual sistema de automação residencial escolher?

A escolha de um sistema de automação residencial para sua casa é de extrema importância caso esteja interessado neste tipo de tecnologia. Ademais, muitas pessoas quando citamos o assunto, acham que existe apenas um modo ou empresa que forneça este tipo de serviço. O que não é verdade.

Em síntese, existe uma infinidade de possibilidades quando falamos desta tecnologia em especifico. Além de preferências no próprio sistema de cada opção, também é possível escolher entres redes cabeadas e conectados por internet ou bluetooth.

Mas afinal, o que é um sistema de automação residencial?
Para leigos, é bem simples introduzir este novo assunto. É natural que grande parte das pessoas conheçam smartTVs, ou até alguns aparelhos da Amazon, com a Alexa, pois bem, tudo isso são considerados objetos de automação para sua casa.

Pois bem, um sistema de automação residencial é basicamente criado para deixar sua casa mais inteligente. E isso vai de coisas básicas e chatas, como apagar uma luz e fechar as janelas, até coisas mais importantes, como realizar uma ligação ou trancar a residência.

Com isso, sua casa se transformará numa smart home e todas essas alterações poderão ser feitas através de diversos aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets.

Sistema de automação residencial cabeado
Quando falamos de cabeamento, muitas pessoas pensam apenas em contras, já que exige certa paciência para ser instalado, entre outras coisas.

Ainda assim, para ter uma smart home, o sistema com fios é uma das melhores opções que você pode ter. Primeiramente, você poderá alterar no quadro, que geralmente vai simular um quadro elétrico tudo que quiser.

Ter este quadro, aliás, também ajuda na hora de manutenção, que será centralizada em apenas um local. Pode não parecer, mas o custo de reparos pode sair mais barato que em outros.

Outro ótimo benefício é não depender de qualquer tipo de conexão via internet para realizar suas ações. Tudo será feito de forma offline. Obviamente que assistir programas e filmes, além de acessar streamings dependerá disso, mas toda a parte de modificar os detalhes da casa não.

Em compensação, o custo da instalação cabeada é elevado. Ademais, também existe o problema de instalar os cabos, é necessário que esteja acontecendo uma reforma ou mudança, já que este tipo de sistema vai alterar muitas coisas no escopo elétrico da casa.

Além disso, o prazo para o serviço ser realizado é um pouco maior já que exige bastante esforço.

Sistema de automação residencial sem fio
Aqui todos enxergam o futuro. Ademais, vários dispositivos, como a própria Alexa, da Amazon, ganharam destaque nos últimos anos.

A alternativa é extremamente benéfica, já que não exige qualquer tipo de alteração em sua rede elétrica e mesmo assim, conexões via internet nos dias atuais estão bem confiáveis.

Outro detalhe legal é que caso você se mude, é possível vender a residência sem precisar refazer toda a parte elétrica.

Contudo, alguns sistemas de automação remotos não usam nem internet para funcionar, com os objetos se comunicando via bluetooth e suas variações.

Ainda assim, existem contras. O custo de reparo a longo prazo pode ser maior, já que envolve diversas peças. Além disso, a parte de custo também é elevado na hora de adquirir todo o conjunto. De objeto para objeto pode parecer barato, mas no geral, a opção pode se tornar cara.

Outra parte ruim é a interferência que os dispositivos podem sofrer com o tempo.

Existe um melhor que o outro?
A resposta é não. A escolha tem que ser feita no que mais beneficia você e suas exigências. Por isso, se estiver pensando em contratar um sistema de automação residencial, analise sua casa.

É importante saber onde você mais vai usar esta tecnologia e as principais modificações que pretende fazer. Após isso, ficará mais fácil escolher qual sistema te ajudará melhor.

Além disso, existem diversas marcas relacionadas a isso, te fazendo voltar e escolher mais uma vez, dessa vez entre várias. Ainda assim, esta parte é algo bom.